You are currently viewing O Bolsonarismo e o Complexo do Pombo Enxadrista

O Bolsonarismo e o Complexo do Pombo Enxadrista

Hoje, dia 30 de outubro de 2022, comemoramos a vitória da democracia por mais educação, cultura, paz, diversidade, preservação de vidas, da natureza, e por mais livros e nenhuma( se possível ) arma de fogo.

Apesar do bolsonarismo ter sido derrotado nas eleições presidenciais neste dia histórico de 30 de outubro de 2022; a ultradireita ainda existe. Por mais triste que pareça, temos a certeza de que, praticamente metade do país segue esse movimento fascista.

Considerando esta proporção; para cada duas pessoas que trafegam pelas ruas, ao menos uma delas segue esse fluxo de ideias e práticas nocivas para toda a sociedade.

Como pessoas sensatas, já notamos que de nada adianta qualquer tipo de conversa, pois não se trata de trato de opiniões opostas, mas sim de ter que lidar com a incompetência e falta de busca de qualquer verdade.

Se o ser humano fosse amante da verdade antes de tudo, então, todos os diálogos seriam honestos. As pessoas de menor conhecimento se dirigiriam aos mais sábios apenas como aprendizes; e as incapazes de certas cognições nunca se aprofundariam nas conversas que pouco entendem. Contudo, como o homem é arrogante e vaidoso por natureza; como suas paixões determinam seu agir muito mais do que sua razão, é mesmo a regra que nos diálogos ele se comporte de modo desonesto e os encare como batalhas em que vencer é muito mais importante do que conhecer. ( Schopenhauer, A.(1864). A arte de ter razão )

E para complementar esta reflexão:

… mais sábio e prudente, segundo Schopenhauer, é evitar a discussão com pessoas cuja perversidade é tamanha que as fazem blefar descaradamente nas discussões…”

Um passo anterior a essa mínima capacidade perversa e desonesta mencionada, que requer ao menos algum intelecto, existe o “complexo do pombo enxadrista”, que, ao meu observar, é muito mais nivelado ao comportamento de qualquer bolsonarista. Vamos compreender este complexo:

O complexo do pombo enxadrista se refere como uma ironia ao comportamento irracional em debates por parte do lado menos provido de referências e bases técnico-científicas. Sem mais contra-argumentos, age com infantilidade.

Seu comportamento é descrito pela seguinte frase:

“Discutir com o fulano(bolsonarista) é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória”. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_do_pombo_enxadrista

Em resumo: seguindo o que apresenta Schopenhauer, quanto a maldade e a falta de verdade, somando-se ao conceito do “complexo do pombo enxadrista”, venho a lhes pedir que, por favor, não debatam, discutam, tentem conversa com um pombo. É mais enriquecedor se retirar.

Por fim, saibam que ao compartilhar esse texto, alguns pombos defecarão sobre o tabuleiro, derrubarão as peças e sairão cantando vitória. Pombo é pombo.